segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Tesouro disperdiçado

Coleta seletiva de lixo em Fortaleza está longe de se tornar realidade.

A má utilização dos resíduos sólidos se caracteriza como um dos principais problemas da sociedade moderna. Esse lixo degrada o meio físico e biológico aumentando a poluição ambiental. Este problema pode ser resolvido com a implantação de um sistema de coleta seletiva de lixo. Mas ainda são poucas as cidades brasileiras (135, no total) que adotam o sistema por envolver um alto custo e uma complexa logística de recolhimento e separação do lixo orgânico do reciclável.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Fortaleza - Semam, o município ainda não adotou a coleta seletiva por ainda não haver nenhuma proposta viável para a cidade. Mas segundo o coordenador executivo do Fundo de Defesa do Meio Ambiente da Semam, a prefeitura já está formulando um projeto chamado de "Ecoponto".
O projeto visa instalar 40 Ecopontos, que são baias de recolhimento do material reciclável em vários espaços da cidade.

Porém, para que o projeto entre em ação é necessário um investimento de R$ 1 milhão e 200 mil por mês. Recusrso que a prefeitura ainda não autorizou e por isso, ainda não tem data para começar a funcionar. Enquanto isso, a cidade de Fortaleza considerada a quinta maior do Brasil, segundo dados do IBGE, com uma população de mais de 2,5 milhões de habitantes vai continuar a depositar o lixo produzido reciclável em aterros sanitários, que cada vez mais estão saturados, deixando de oferecer oportunidade àquelas pessoas que vivem da coleta desses materiais, como é o caso de seu Francisco Coelho, catador de lixo reciclável há mais de 20 anos.
" Esse é o meu ganha pão. Se deixo de trabalhar um dia minha família fica sem comer." Quanto à dificuldade de retirar o matérial reaproveitável do lixo orgânico seu Francisco diz que esse é um dos principais problemas. "É muito triste para nós ter que retirar do lixo algo tão valioso."

Por enquanto, só nos projetos de empresas privadas é que os fortalezenses que possuem consciência ambiental podem contribuir com a natureza. Como é o caso do projeto Ecoelce. Um programa de desenvolvimento social pela energia consumida onde a população pode trocar o lixo reciclável por abatimento na conta de energia.

Um comentário:

Eduardo Freire disse...

Mesmo sem se aprofundar m muito no assunto, acho que você defveria falar sobre o projeto, para não ficar um final tão abrupto.