segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Mundo Unifor

Produzindo conhecimento à distância

A terceira edição do Mundo Unifor que aconteceu durante os dias primeiro a seis de outubro de 2007, na Universidade de Fortaleza reuniu num só espaço dezesseis eventos entre palestras, feiras, exposições e encontros de apresentação de trabalhos ciêntífico produzidos por alunos de graduação e pós graduação da universidade.

No dia 4 de outubro os alunos da Unifor puderam participar da apresentação de um dos Encontros de Pós- graduação e Pesquisa ocorridos durante o Mundo Unifor. Intitulado de "A importância da arquitetura pedagógica para cursos a distância via Web" o trabalho foi apresentado pelas pedagogas Vandalina Julião Coutinho de Alencar e Andréia Lopes de Freitas.

A pesquisa pretendeu mostrar aos alunos e professores a importância da realização de arquiteturas pedagógicas para a construção de cursos a distância via Web, trabalhadas através de uma perspectiva construtivista e sócio-disponíveis diante do grande número de mídias disponíveis para uso em ambientes virtuais de aprendizagem on line.

O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica e experiência prática, onde, a vivência de pedagogas no Núcleo de Educação a Distância – NEAD, da Universidade de Fortaleza, influi de forma positiva, auxiliando o processo didático-pedagógico no acompanhamento da construção de arquiteturas pedagógicas dos cursos on-line.

Verificou-se que, a arquitetura pedagógica firmada pela teoria construtivista e sócio-interacionista propõe um desenvolvimento e interação contínuo entre o aluno-tutor, tutor-professor e aluno-professor, podendo-se ter uma previsão do processo ensino-aprendizagem antes de iniciar o curso. Observou-se que há diferentes formas de construção de uma arquitetura pedagógica.

Dependendo da abordagem trabalhada, deve ser definida previamente, para que desempenhe uma resignificação na construção e troca de conhecimentos diante da flexibilização da modalidade EAD.

2 comentários:

Eduardo Freire disse...

O texto está legal e os links funcionam bem. Mas acho que você deve deixar um espaço entre os parágrafos para que o texto como um todo "respire" mais e fique mais nítida a separação e o encadeamento das idéias. Parabéns.

Carla Matos disse...

Professor eu tento dar o espaço mas o blog não deixaaaaaaaaaaaa!!!
dá defeito! Ok!
abraços
Carla Matos