terça-feira, 16 de outubro de 2007

Web 2.0

Credibilidade jornalística em foco.
os blogs deixaram de ser apenas um "diário eletrônico" e passaram a ser considerados como verdadeiros veículos de comunicação.


O jornalismo colaborativo não é um conceito novo nos veículos de comunicação. Quem não conhece o "ouvinte repórter" que transmite informações sobre o trânsito pelo rádio ou não viu imagens de um cinegrafista amador na TV?

Na Web, esta construção coletiva do conhecimento através da interação também vem conquistando seu espaço. Hoje em dia, os Blogs, um dos principais atributos da Web 2.0 dobram a cada seis meses no mundo, segundo informações da Technorati que monitora o conteúdo de mais de 52 milhôes deles. Atualmente existem cerca de 70 milhões de blogs e quase 75 mil novos são criados todos os dias.

Mas, o que está em questionamento na sociedade contemporânea é a credibilidade do conteúdo produzido pelos usuários. Na verdade, assim como há falta de credibilidade na imprensa tradicional, há também na Web 2.0. A credibilidade ou a sua ausência é inerente ao formato da mídia. Porém, é preciso saber qual a origem das informações, se são provenientes de fontes seguras e quem as estão assinando.

O jornalista Ricardo Noblat, o primeiro a assinar um blog de notícias no Brasil reconhece a importância desse "nova" fase da internet. Para ele, " credibilidade se conquista produzindo informação de qualidade. Isso o leitor comum pode fazer. Mas é claro que o jornalista que estudou para isso sai na frente". Para alguns formadores de opinião, a informação vai sempre existir a boa e a ruim seja ela fornecida por profissionais ou amadores. O que importa, e isso em qualquer nível é buscar sempre ler e ouvir diversos pontos de vista.

Nenhum comentário: