segunda-feira, 12 de novembro de 2007
Tesouro disperdiçado
A má utilização dos resíduos sólidos se caracteriza como um dos principais problemas da sociedade moderna. Esse lixo degrada o meio físico e biológico aumentando a poluição ambiental. Este problema pode ser resolvido com a implantação de um sistema de coleta seletiva de lixo. Mas ainda são poucas as cidades brasileiras (135, no total) que adotam o sistema por envolver um alto custo e uma complexa logística de recolhimento e separação do lixo orgânico do reciclável.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Fortaleza - Semam, o município ainda não adotou a coleta seletiva por ainda não haver nenhuma proposta viável para a cidade. Mas segundo o coordenador executivo do Fundo de Defesa do Meio Ambiente da Semam, a prefeitura já está formulando um projeto chamado de "Ecoponto".
O projeto visa instalar 40 Ecopontos, que são baias de recolhimento do material reciclável em vários espaços da cidade.
Porém, para que o projeto entre em ação é necessário um investimento de R$ 1 milhão e 200 mil por mês. Recusrso que a prefeitura ainda não autorizou e por isso, ainda não tem data para começar a funcionar. Enquanto isso, a cidade de Fortaleza considerada a quinta maior do Brasil, segundo dados do IBGE, com uma população de mais de 2,5 milhões de habitantes vai continuar a depositar o lixo produzido reciclável em aterros sanitários, que cada vez mais estão saturados, deixando de oferecer oportunidade àquelas pessoas que vivem da coleta desses materiais, como é o caso de seu Francisco Coelho, catador de lixo reciclável há mais de 20 anos.
" Esse é o meu ganha pão. Se deixo de trabalhar um dia minha família fica sem comer." Quanto à dificuldade de retirar o matérial reaproveitável do lixo orgânico seu Francisco diz que esse é um dos principais problemas. "É muito triste para nós ter que retirar do lixo algo tão valioso."
Por enquanto, só nos projetos de empresas privadas é que os fortalezenses que possuem consciência ambiental podem contribuir com a natureza. Como é o caso do projeto Ecoelce. Um programa de desenvolvimento social pela energia consumida onde a população pode trocar o lixo reciclável por abatimento na conta de energia.
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
Coleta seletiva.
A coleta seletiva é uma alternativa ecologicamente correta que desvia, do destino em aterros sanitários ou lixões, resíduos sólidos que poderiam ser reciclados.
Com isso alguns objetivos importantes são alcançados: a vida útil dos aterros sanitários é prolongada e o meio ambiente é menos contaminado. Além disso, o uso de matéria prima reciclável diminui a extração dos nossos tesouros naturais. Uma lata velha que se transforma em uma lata nova é muito melhor que uma lata a mais. E de lata em lata o planeta vai virando um lixão...
De acordo com o IBGE, no Brasil existe coleta seletiva em apenas 135 cidades e Fortaleza não está incluída nessa estatística.
Para saber o por quê vamos ouvir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano- Semam, a Coelce que desenvolve o programa Ecoelce de Desenvolvimento Social pela Energia Consumida onde qualquer cidadão pode trocar seu lixo reciclável por um abatimento na conta de energia.
Tecnologia
Devido ao rápido avanço tecnológico, o que era um futuro distante agora está ao nosso alcance.
A convergência de mídia veio para revulocionar a era tecnológica de hoje. Os modernos equipamentos permitem acessar diferentes serviços como, telefonia, vídeo, música e internet numa mesma plataforma de rede de telecomunicações.
Uma tendência que cresce cada bez mais e que está contribuindo para o desenvolvimento de produtos e serviços cruzados entre empresas de diferentes setores da indústria de comunicação e entretenimento.
Esta nova tendência vai possibilitar ao usuário uma maneira difrente de controlar os conteúdos, incluindo aTv digital, que será possível escolher os programas preferidos trazendo interatividade.
Segundo Joseph Straubhaar e Robert la Rose, os processos de telecomunicação e de computação estão se juntando em tal grau podemos nos referir a eles como sistemas totalmente integrados. As organizações que produzem e distribuem comunicação também estão se juntando como parte de tendência de convergência.
Ainda não se sabe que impactos irão ter essa nova tendencia midiatica. Mas vai possibilitar e ampliar a nossa capacidade de encontrar uma lógica dentro do caos de informações.
terça-feira, 16 de outubro de 2007
Web 2.0
os blogs deixaram de ser apenas um "diário eletrônico" e passaram a ser considerados como verdadeiros veículos de comunicação.
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
Midia Alternativa
O acesso fácil é uma das principais caracteristicas desses meios alternativos de comunicação.
Webradio é um tipo de mídia alterntiva que oferece o serviço de transmissão de áudio via internet. Para ter acesso a uma webradio o usuário precisa apenas de um programa ou player de áudio apropriado e caixas de som. Normalmente, as webradios podem ser acessadas de qualquer parte do mundo, para isso o usuário precisa apenas possuir o endereço ou ip do servidor que está transmitindo os dados.
Devido a grande quantidade de webradios existentes no país, elas próprias acabam limitando a quantidade de usuários para cada uma, ou seja, muitas webradios acabam dividindo um público que já não é grande a ficar menor ainda. Outro fator interessante encontrado é que muitas webradios no Brasil são feitas dentro de casa, num quarto normal, às vezes sem nenhum tipo de isolamento acústico, chegando ao amadorismo.
WebTv de acordo com o Wikipedia “é a conversão do conteúdo da televisão com o conteúdo da internet, isto é, o sinal da televisão sendo recebido via internet. Desta forma é possível que o telespectador que está acostumado apenas a assistir o conteúdo transmitido, possa interagir, dando sua opinião, votando, efetuando compras, procurando informações mais detalhadas sobre um determinado assunto, decidindo, inclusive, o final de um programa”.
O acesso as webtvs é muito fácil, basta o usuário possuir um player apropriado para a execução de vídeos via streaming. No entanto para possuir uma melhor definição e rapidez na informação é necessária uma conexão de banda larga para aproveitar o máximo de qualidade que a webtv pode oferecer.
Portal Corporativo
Os Portais são sites de informações, aplicações e serviços relevante por meio de uma única interface. Eles podem funcionar como portais temáticos, onde encontramos informações sobre instituições, publicações, serviços de informação e comunicação na Web e há também os Portais corporativos ou como alguns preferem dizer, portais de negócios que atendem as empresas ou corporações.
Porém o que os distinguem mesmo é que os Portais Virtuais Temáticos são serviços voltados para áreas do conhecimento ou temas, cujo conteúdo é apresentado de forma abrangente. "A expectativa é atender às necessidades de informação da comunidade nacional da área do tema focalizado". Já os portais corporativos "são plataformas tecnológicas que reúnem um conjunto de ferramentas de comunicação, colaboração e conhecimento."
Mundo Unifor
A terceira edição do Mundo Unifor que aconteceu durante os dias primeiro a seis de outubro de 2007, na Universidade de Fortaleza reuniu num só espaço dezesseis eventos entre palestras, feiras, exposições e encontros de apresentação de trabalhos ciêntífico produzidos por alunos de graduação e pós graduação da universidade.
No dia 4 de outubro os alunos da Unifor puderam participar da apresentação de um dos Encontros de Pós- graduação e Pesquisa ocorridos durante o Mundo Unifor. Intitulado de "A importância da arquitetura pedagógica para cursos a distância via Web" o trabalho foi apresentado pelas pedagogas Vandalina Julião Coutinho de Alencar e Andréia Lopes de Freitas.
A pesquisa pretendeu mostrar aos alunos e professores a importância da realização de arquiteturas pedagógicas para a construção de cursos a distância via Web, trabalhadas através de uma perspectiva construtivista e sócio-disponíveis diante do grande número de mídias disponíveis para uso em ambientes virtuais de aprendizagem on line.
O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica e experiência prática, onde, a vivência de pedagogas no Núcleo de Educação a Distância – NEAD, da Universidade de Fortaleza, influi de forma positiva, auxiliando o processo didático-pedagógico no acompanhamento da construção de arquiteturas pedagógicas dos cursos on-line.
Verificou-se que, a arquitetura pedagógica firmada pela teoria construtivista e sócio-interacionista propõe um desenvolvimento e interação contínuo entre o aluno-tutor, tutor-professor e aluno-professor, podendo-se ter uma previsão do processo ensino-aprendizagem antes de iniciar o curso. Observou-se que há diferentes formas de construção de uma arquitetura pedagógica.
Dependendo da abordagem trabalhada, deve ser definida previamente, para que desempenhe uma resignificação na construção e troca de conhecimentos diante da flexibilização da modalidade EAD.
quinta-feira, 13 de setembro de 2007
O que é Blog ?
Um blog é uma página da Web cujas atualizações que chamamos de posts são organizadas cronologicamente de forma inversa. Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa.
- História
Jorn Barger, autor de um dos primeiros FAQ - Frequently Asked Questions, foi o editor do blog original robotwisdom e concebeu o termo - "weblog" - em 1997, definindo-o como uma página da Web onde um diarista (da Web) relata todas as outras páginas interessantes que encontra.
O blog de Barger tem uma aparência diferente dos atuais e ainda hoje mantém a mesma interface de quando foi criado. O termo foi alterado por Peter Merholz, que decidiu pronunciar "wee-blog", que tornou inevitável o encurtamento para o termo definitivo "blog". Rebecca Blood, pioneira no uso de blogs, relatou suas experiências, explicando que em 1999, os blogs eram distintos tanto em forma como conteúdo das publicações periódicas que os precederam (ezines e journals). Eles eram rudimentares em design e conteúdo, mas aqueles que os produziam achavam que estavam realizando algo interessante e decidiram ir adiante.
Os blogueiros referenciavam entradas interessantes em outros blogs,normalmente adicionando suas opiniões. Créditos eram concedidos a um blogueiro individual quando outros reproduziam os links que este havia encontrado. Devido à freqüente interligação entre os blogs existentes na época, os críticos chamaram os blogueiros de incestuosos, que por sua vez sabiam que amplificavam as vozes uns dos outros quando criavam links entre si.
E assim a comunidade cresceu. Os blogueiros pioneiros trabalharam para se tornar fontes de links para material de qualidade, aprendendo a escrever concisamente, utilizando os elementos que induziam os leitores a visitar outros sites.
O panorama mudou quando, naquele mesmo ano de 1999, diversas empresas lançaram softwares desenvolvidos para automatizar a publicação em blogs. Um destes softwares, chamado Blogger, apresentava enorme facilidade para publicação de conteúdo, e com a sua interface privilegiando a escrita espontânea, foi adotado por centenas de pessoas. O conhecimento tecnológico para manutenção de uma ferramenta para publicação na Web passou a não ser mais um requisito.
A estrutura técnica era gerenciada pela empresa, que também oferecia a criação de blogs a custo zero, assim como os valores agregados: um item em um blog possui valor de produção irrisório comparado com o de um artigo veiculado na grande mídia. Essa adoção em massa, e a não utilização dos links como o elemento central da forma, causou controvérsia na comunidade original blogueira.
Eles acusavam os blogs gerados pelos novos softwares de serem simplesmente diários, e não blogs – e o que representava os blogs “de verdade” eram os links. Alguns achavam que com a seleção criteriosa e justaposição de links, os blogs poderiam se tornar uma importante nova forma de mídia alternativa, agregando informações oriundas de diversas fontes, revelando diferentes pontos de vista e talvez, influenciar a opinião em larga escala – uma visão chamada “mídia participativa”.
terça-feira, 28 de agosto de 2007
Vergonha política!
Reus do Mensalão
Dos 40 denunciados por suposta participação no esquema, 37 já se tornaram réus.
Até que fim o Supremo Tribunal Federal vai concluir a análise da denúncia da Procuradoria-Geral da República sobre o esquema do mensalão.
Mais três que não figuravam entre os réus vão também ter que prestar depoimento. São eles, o publicitário Duda Mendonça e a sócia dele, Zilmar Fernandes, além do ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira.
O ex-ministro José Dirceu, os deputados José Genoino (PT-SP) e Valdemar Costa Neto (PR-SP), o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o deputado cassado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson também vão responder processos pelo esquema, assegura os ministros do Supremo Federal.
Segundo a Procuradoria-Geral da república, o Supremo aumentou o número de processos que já pesavam contra o publicitário Marcos Valério. Parte do núcleo que integra o esquema publicitário-financeiro do mensalão.